In Memoriam

Quais são as chances de conhecermos alguém por toda a vida e nunca nos depararmos com sentimentos ruins ou desprezíveis em relação a essa pessoa? Hoje eu percebi o quanto eu amava o meu vizinho, no sentido mais sagrado da palavra vizinho. Eu amava o Coronel Galba como meu semelhante. Durante toda a minha vida ele esteve ali, sempre afetuoso, sempre compreensivo. Durante toda a minha vida ele fez parte dela, como um personagem do meu filme. E nunca foi uma questão o sem número de oposições que nós poderíamos ter. (normalmente síndicos não reagem bem quando um dos condôminos incendeia o prédio). Afeto e compreensão são coisas raras, e eram tão bonitas nele. O que me dói não é a morte, porque me fascina a própria manifestação de consciência entre essas transformações magnânimas de carbonos e hidrogênios no que nós conhecemos por nascimento e morte.  O que me dói não é a saudade, física e apegada. Tudo na vida é efêmero e nós devemos lutar por transcendência e sublimação, sempre. O que me dói é essa perda da bondade.  É ver com o passar do tempo, esse filme, da minha vida, ficar um pouquinho mais cruel e triste.  Sem o Coronel a vida fica mais feia. Mas na própria bondade que ele espalhava repousa a impressão clara de que ele produziu a felicidade dos sábios para si mesmo.  E eu espero que na minha vida, outros personagens, tão bondosos, tão carismáticos, possam aparecer para cobrir um buraco que inegavelmente se faz.

Hoje eu perdi mais um pedaço da minha infância.

Deixe um comentário

